"Somos pó e para o pó voltaremos"
Na última quarta-feira, iniciamos a quaresma, com a missa de Cinzas. Dia de jejum e de abstinência de carne que oferecemos a Deus.
Pe. Leandro em sua homilia pontuou alguns acontecimentos que lembramos nesse dia e que devemos viver a cada ano, para nos prepararmos para a morte e ressurreição de Jesus.
Primeiramente a quarta-feira de cinzas, marca o início dos quarenta dias que Jesus passou no deserto e assim nós também iniciamos com jejum e oração esse momento de reflexão.
O tempo da quaresma é um tempo de união com Deus, mas é também um período de combate com o mau espírito. É o tempo para voltar, tempo de conversão.
As cinzas servem para nos lembrar que é um momento de conversão e que temos que ter atitude de arrependimento, lembra-nos que tudo é passageiro, só Deus é único e permanente.
Pe. Leandro apresentou também as três práticas que precisamos ter no tempo da quaresma.
ESMOLA - Não é dar para alguém, mas é fazer caridade, visitar um doente, amar mais ao próximo, socorrer os que estão com dificuldades.
ORAÇÃO - Parar para rezar, tentar estar mais próximo de Deus pela oração e adoração. Fazer silêncio que nos ajuda a rezar.
JEJUM - Algo que nós tiramos para oferecer o sacrifício a Deus. O propósito é fazer o jejum não só do alimento, mas também de algo que gostamos.
Que possamos vivenciar este momento da quaresma de maneira intensa e voltada para Deus, assim como Jesus fez no deserto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário